Infecção urinária de repetição: uma saga

Sei o quanto pode parecer estranho sentar para urinar e, no lugar da urina, sangue e mais sangue. Até pensava que a menstruação podia ter descido antes da hora, rola uma confusão mesmo… Mas o fato é que infecção urinária é algo realmente bastante desagradável, às vezes assustador. Mas nada de alarmante. Nada de alarmante se você vai tratar. 
De mulher para mulher, de mulher que já teve muitas infecções urinárias, faço uma lista de coisas que podem ajudar, atrapalhar e que são indiferentes. Minhas infecções começaram no início da vida sexual. Sempre houve uma relação direta. E o que ouço dos médicos é: tendência, é tendência.
Primeiro, descarte qualquer tipo de má-formação do seu aparelho urinário. Peça ultrassom e o que o médico achar conveniente. Se der tudo normal e ainda assim as infecções persistirem… É tendência… Bom, mire-se no exemplo aqui. Veja se alguns dos pontos abaixo melhoram sua vida. Não sei dizer o que foi exatamente, se foi o conjunto, mas o fato é que ando bem. Esse ano de 2011, ainda não tive nenhum episódio…

Limpeza é mesmo fundamental. Quando for se limpar no banheiro, sempre o faça da frente para trás, nunca no outro sentido. A causadora da infecção urinária, na maior parte dos casos, é uma bactéria que mora no seu intestino. Lá ela é extremamente necessária, fora de lá… Infecção na certa.

Pyridium etc. Quem tem amiga, mãe, já ouviu falar desse remedinho que deixa a urina bem alaranjada. É um analgésico e, de fato, a dor diminui, mas mascara caso você esteja mesmo com infecção. Se sentir dor ao urinar, pode ou não ser infecção. É bom checar o mais rápido possível. Faça um exame de urina no pronto-socorro e verifique se é infecção. Caso for, é preciso tratar com antibiótico e não com pyridium. Se você vai fazer o exame de urina e tiver tomado pyridium, pode dar alteração. Por isso eu digo, não tome se não souber o que é.

 Cranbery, o tal suco milagroso que as norte-americanas tomam há séculos contra a infecção urinária. Para mim? Balela. Começo a achar que é uma grande enganação da indústria. Gastei os tufos com esse suco super caro e não consigo ver nenhuma relação de melhora nos quadros de infecção já estabelecida ou nos casos de prevenção. Mas o suco mata a sede se estiver bem gelado…

Febre e dor lombar. A infecção urinária é super tratável. O problema é apresentar dor lombar e febre. Isso significa que a infecção está subindo da bixiga para o rim e flertando com sua corrente sanguínea. O rim filtra todo seu sangue e se ele estiver infectado… Seu corto inteiro pode sofrer… Enfim… Corra para o hospital e diga os sintomas.

Alimentação… Na verdade, eu acabo tendo a impressão que já tentei de tudo. Fiz milhares de exames e nunca tem alteração anatômica ou de funcionamento no meu sistema urinário. Mesmo assim, estou sempre com infecção. Resolvi que pode ser por causa da minha alimentação: não comia carne há 15 anos. Aos poucos, resolvi introduzir um pouquinho aqui, outro pouquinho ali. Não gosto nem um pouco do gosto, mas faço quase como remédio. Não sei se tem qualquer relação, mas resolvi fazer o que minha mãe recomendou… Afinal… O que é que custa? Faz só dois meses que tentei. Vamos ver se no longo prazo ajuda…

Macrodantina. É um antibiótico usado para previnir a infecção. O médico me recomendou um comprimido para cada vez que eu fosse ter relação sexual. Fiz isso durante um tempo, as infecções paravam um pouco. Fiz de novo (uns quatro meses) e elas voltam… Enfim. Quando você faz todos os exames complementares e nada aparece, é a chamada tendência. Quando os médicos não sabem o que te dizer – e eles quase nunca sabem – dizem que é tendência. Pois bem, sou uma pessoa com tendências à infecção urinária.

About these ads

Sobre mulherescalmas

Mulher. Por que não dividir informações que aprendi ao longo da vida sobre como cuidar de mim e da minha saúde?
Esta entrada foi publicada em Saúde. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s